quarta-feira, 21 de março de 2012

OPINIÃO DE FÃ - Felipe Bonfim

Muitos falam da questão do patriotismo quando o assunto é Sonnen x Silva, certo?

Assistindo a um DVD, que tinha a luta do título do UFC 98 - Evans x Machida no MGM Grand Arena em Las Vegas, reparei que, em um determinado momento, a torcida estadunidense começou a gritar: Machida! Machida!

Aí vai um vídeo pra galera ver. Ficou bem RUIM na verdade kkk Sou um asno quando se trata de edição e tal. Não consegui tirar essa parte do DVD, então filmei com o celular mesmo...

Não reclamem (muito) por favor kkk


Era uma batalha de, até então, invictos, e os estadunidenses estavam torcendo e gritando pelo Lyoto e não pro Rashad!
 
É uma questão interessante essa. Acho que em um campeonato como o UFC não cabe a questão do patriotismo. Você gosta, ou não, de um lutador! Não é questão de gostar ou não do País deste lutador ou daquele outro ou do meu País!

É do gostar do ESTILO do lutador !

Eu, por exemplo, SEMPRE torço CONTRA o Thiago Silva.

Desde aquele nocaute dele contra o Keith Jardine no UFC 102 em que ele, depois de já ter vencido a luta, continuou socando o Keith e falando um bocado na cara dele. Não curti essa atitude anti-desportiva dele e, desde então, só torço contra, mesmo sendo brasileiro!


Agora vamos às narrações. Joe Rogan e Mike Goldberg são excepcionais. O bordão “It is all over” ao fim das lutas é clássico. Dois caras que entendem TUDO de MMA e de fazer o seu trabalho profissionalmente. Eles não torcem por ninguém, eles simplesmente narram, e narram bem. É emocionante.

Já no Brasil, as narrações são carregadas de patriotismo. Não quero dizer aqui que é errado ou que o trabalho do João Guilherme, Carlão Barreto, Rhoodes Lima ou até do Galvão Bueno é mal feito. Longe de mim, esses caras são feras.

Digo que são comuns as frases como “Tem brasileiro no card” ou “José Algo (exemplo) é do Brasil” e “Calce suas luvas, coloque seu protetor bucal, vamos à luta com o brasileiro”.

Os próprios narradores nacionais se encarregam de tornar o esporte uma Copa do Mundo das Lutas. Coisa que não é, mas não é mesmo! Como expliquei antes é uma organização que promove lutas entre atletas e não entre países. Salva a exceção do The Ultimate Fighter 9 que ESSE SIM foi USA x England.

A questão do patriotismo exacerbado no MMA é muito por “culpa” deles, os narradores. Você com certeza não viu o Goldberg narrando a vitória do Frank Mir sobre o Minotauro esgoelando um “Frank Mir! It’s from the United States!” haha

Bem, acho que consegui mostrar direitinho o meu ponto de vista. É isso aí, não misturem MMA com patriotismo. Escolha seu lutador favorito, brasileiro ou não, e torça por ele. Eu curto lutadores como Chael Sonnen, Vítor Belfort, Frank Mir, Júnior dos Santos, Chris Leben e por aí vai...


Abraço galera.

9 comentários:

  1. Outro exemplo disso foi a luta entre Frank Mir e Cro Cop... aconteceu nos EUA e os americanos vaiaram o Mir durante todo o combate e aplaudiram calorosamente o croata... Enfim......

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, concordo plenamente... Odeio o Andersinho Silva e vou torcer MUITO pro Sonnen arrebentar ele...

    ResponderExcluir
  3. Se vocês treinassem jiu-jitsu e fossem brasileiros aprenderiam a respeitar os atletas do nosso país.
    É fácil falar mal do Anderson Silva, vai lá lutar como ele e ser respeitado em um campeonato criado por Brasileiros e agora comprado por Americanos.

    ResponderExcluir
  4. Acontece que em nenhum dos dois casos, o lyoto e nem o cro cop ficaram vomitando um monte de merda sobre os EUA, sua cultura ou seus cidadãos, como o sonnen, venerado por vcs... A questão aqui já não é mais entre dois lutadores, pois concordo que o Anderson já se comportou de forma indevida algumas vezes, mas sim de ser contra um cara que mostrou não ter respeito nenhum pelo Brasil, sua cultura, seus cidadãos ou seus lutadores... Se tem algo que os americanos são como nenhum outro povo no mundo, é ser patriota! Se não querem torcer pelo anderson, td bem, até entenderia se torcecem pra um americano como o BJ Penn ou Randy Couture, por exemplo, que foram atletas serios, mas ser "FÃ" do sonnen??? Um cara que, além de tudo, precisou estar dopado pra enfrentar o "andissu", como vcs falam, é brincadeira... Vcs deviam ter vergonha de investir tempo em um blog como esse... Me sinto enjoado so em ler determinados comentarios...

    ResponderExcluir
  5. Pois é Vitor..
    além do que, se Sonnen fosse politicamente correto, seu nome não estaria ligado em escandalos como fraudes financeiras...
    gosto do estilo do Sonnen além do mesmo ter nascido no mesmo dia que eu, mas ele foi muito imprudente ao falar mau dos cidadãos Brasileiros. De qualquer forma ,vou torcer pra ele estourar o Anderson Silva.

    Só pelo fato de ele ter zuado o Demian...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o conceito "foi imprudente ao falar mau dos brasileiros"... Sou fã dele sim, mas concordo plenamente contigo!!!

      E digo mais , alem de imprudente foi INFANTIL.... achou q estava "aparecendo" e sendo "engraçadinho", mas feriu mta gente.... falou "bobagem" simmm!!!

      Não gostei do que foi dito, não aprovo e disse isso PARA ELE.... em determinada conversa que tivemos... eu disse isso diretamente a ele... que tinha errado e feio!!!

      Ser fã, não significa concordar com TUDO, pelo contrario, significa estar atento e ALERTAR... tal qual fiz qdo ele colocou a mulher do Andissu na "piada"... achie aquilo péssimo e tbem disse para ele...

      E asim vamos caminhando... apoiando o cara.. gostando dele, torcendo por ele e "de olho" nos erros pra ajudar a corrigir... simbora!!!!

      Excluir
  6. Penso que o Sonnen extrapola o aceitável, falar do povo, de uma nação como ele fala, queria ver se fosse o contrario, penso que esta é a arrogância tipica Americana e por este motivo entre outros que um bando de loucos atiram um avião em uma dupla de torres...
    Para mim, isso não é esporte, se falasse somente do Anderson não estaria postando aqui, esta luta sendo no Brasil, não deixem eu descobrir onde ele estrá hospedado pois, eu serei dos muitos que faram barulho com faixas e quero ver ele se encolher nessa torcida maravilhosa que segundo Dana "nunca vi algo assim"...vamos p dentro desse moleque...go go go Silva... nocaute no 2 assalto....chorem

    ResponderExcluir
  7. Tudo o que eu desejo expressar são os meus parabéns:
    Parabéns ao blog que idolatra um lutador - uma pessoa de carne e osso, como qualquer outra - que insulta seu país, profere palavras e atos contra a sua cultura, a sua família e cospe na sua cara. Aos fãs de Sonnen, espero que tenham a mesma admiração por aquela pessoa de chamou sua mãe de puta o trânsito, mas era um bom motorista; ao político que rouba seu dinheiro, mas 'pelo menos faz alguma coisa'; e por fim a Chael Sonnen que insiste fortemente para que seu ingresso para assistí-lo (Ó GRANDE CHAEL!! <3 - você sobre Sonnen) no próximo UFC seja enfiado... aonde mesmo? Ah! 'No rabo'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADA pelos parabéns Digo... mas não precisava viu... nós sabemos do qto somos fodas...

      E "mêu" , de coração, desejamos o mesmo pra você e EM DOBRO amigão!!!

      Valeu!!!

      Excluir