sábado, 5 de maio de 2012

CARTA ABERTA AO SENHOR MARIO FILHO

Você , Mario Filho (vulgo Marinho, aliás o diminutivo lhe cai muito bem), é FUNCIONÁRIO da Rede Globo, o maior meio de comunicação do nosso país. Portanto, você trabalha para nós que somos clientes desta prestadora de serviços. E, como tal, nos julgamos no direito de questionar a qualidade do seu trabalho enquanto porta-voz desta empresa.

Assistimos seu vídeo em parceria com o  Smigol ( que se auto define como humorista portanto merece “parabéns” porque conseguiu fazer da  matéria uma verdadeira piada ) .

Queremos falar de você que deveria nos “servir”, colocando diante de nossos olhos informações que possam nos AJUDAR a criar nossa opinião (é esta a função de um jornalista, não é??).

Mas, ao participar deste vídeo, você não fez isso. Você nos obrigou a engolir sua inútil opinião sobre um “corretivo” que o Spider deve dar no Sonnen. Logo você que trabalha para um programa que tem como lema o “Não brigue, lute” ??? Oras,  o que você disse foi um PÉSSIMO exemplo que vai totalmente contra essa teoria “de respeito”. 

Você é um jornalista, seu trabalho é informar e não torcer. Não misture sua profissão com sua torcida, ou ela irá influenciar suas matérias e torná-las parciais e unilaterais, portanto torça em silêncio, e tente ser um jornalista sério.

MMA é um esporte, e não uma rinha de cães, e você aparece torcendo por uma carnificina só porque você não consegue lidar pacificamente com as piadas e provocações de um gringo. Se considera Sonnen tão imbecil, então ignore ele ou rebata suas críticas de forma inteligente, use bons argumentos (coisa que você não fez na entrevista que realizou com ele), mas pare com essa estupidez de torcer pra ele “tomar um corretivo”.

MMA é luta.... e não pancadaria, vingança, briga como VOCÊ fez parecer no vídeo e lamentamos POR ISSO, não pela sua torcida pelo Anderson.

Assista a si mesmo no vídeo e observe sua postura, as palavras que utilizou e se coloque NO NOSSO LUGAR. Você realmente acha que fez o que deveria fazer??? Você acha que PODE  “descer ao nível” dos fãs e expressar sua calorosa torcida por um “massacre” dentro do octógono??
Esperamos que a qualidade da sua abordagem jornalística melhore, ou o público terá que se acostumar a assistir MMA comentado por “palhaços” (no pior dos sentidos que essa palavra possa ter). Não pretendemos em nenhum momento ofender nenhum palhaço circense, cujo trabalho é muito mais respeitável do que de um jornalista que se permite fazer certos “papelões”. Mais do que torcedores daquele que você odeia, jamais se esqueça que somos seu público e merecemos mais seriedade e competência de sua parte.

Por fim, queremos destacar que em seu Programa Sensei SporTv você ao entrevistar Chael Sonnen, foi extremamente “infeliz” e a matéria exibida foi 100% tendenciosa, mas neste caso, sabemos que maior parte da falta de ética e profissionalismo se deve à produção e edição. E não haveria mesmo como esperar outra POSTURA desta reportagem afinal de contas quem comanda defende Anderson com unhas e dentes e sua “idolatria” por ele fala mais alto que seu profissionalismo, ética, imparcialidade e tudo mais que faz parte de um jornalista verdadeiro, sério, honesto e não tendencioso. Lamentamos.

Porém, percebam que por mais que vocês se omitam (tal qual fizeram quando Anderson participou do Profissão Repórter), forjem matérias, escondam verdades e apresentem os fatos de forma tendenciosa, Sonnen tem torcida no Brasil... nem todos compartilham aquilo que vocês querem... sejam bons jornalistas (imparciais) e APRENDAM a respeitar e ter BOM SENSO. Sejam dignos com a profissão que escolheram e respeitem o público!!!!

Na abertura de seu programa você diz: “Não que o Chael Sonnen mereça espaço”... DUVIDA: quer dizer que o seu jornalismo é feito somente para aqueles que concordam com a SUA opinião???

Em uma de suas entrevistas, Mario Filho, você declarou: “Meu maior objetivo profissional é prosperar na missão de fazer um jornalismo sério sobre um esporte que já teve uma imagem bem ruim: o MMA."


HONRE A SUA PALAVRA E PARE COM AS PALHAÇADAS – SERIEDADE JÁ!


GO SONNEN


NOTA: Esta carta tem como destinatário o senhor "jornalista fanfarrão" Mario Filho e toda equipe do Sensei SporTv "baba-ovo" de Anderson, porém serve de dica à mídia especializada em MMA no Brasil.

Nós fãs podemos torcer descaradamente, agir com parcialidade, brigar com nossos oponentes mas vocês que "se dizem" jornalistas devem tomar cuidado com duas coisas: exercer com dignidade a profissão que escolheram e ter respeito com o público, ainda que este não pense o que vocês gostariam que pensasse. Obrigada!


ANEXOS:


18 comentários:

  1. Até que o cara perguntou bem apesar de enrolado no inglês. Mas era de se esperar que ele quisesse colocar lenha na fogueira, afinal a Globo provavelmente vai transmitir a luta e quanto mais gente com raiva de Sonnen melhor pra eles e pras casas de apostas brasileiras. Assim como AS (me recuso a falar o nome desse... cara) se interessa pelo Brasil quando lhe convém, a Globo se interessou pelo UFC por causa da audiência da RedeTV! com o primeiro UFC Rio, é de interesse dela que o Brasil odeie Sonnen. E como a maioria é desinformada e vai pela mídia, essa foi a tentativa de puxar mais gente pro lado "todos contra Sonnen".

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Fala galera! Concordo em partes com o texto. No caso do Marinho falando com o Smigol, ele estava no papel de entrevistado, então até valia dar uma opinião mais pessoal.

    Quando à entrevista, é verdade que ele meio que tomou partido. Mas da forma que fez não é como se fosse o Marinho exatamente, é como se ele estivesse querendo fazer o papel dos brasileiros que se ofendem com o Sonnen, como se fosse o porta-voz (não digo que isso é o correto).

    De qualquer forma o Sonnen quebrou ele. Toda vez que o Marinho o atacava, o Sonnen rebatia lindamente. Então acho que o cara nem merece tanta pedrada, o Sonnen já se encarregou de dar nele. E além disso o Sonnen meio que abriu o olho de quem estava assistindo também.

    Bem legal o blog, sempre visito e vejo que sempre tem novidades. Vacilei e não estava seguindo o twitter, agora estou. Aliás foi pelo twitter que conheci o FC (quando tuitei falando mal do AS e vocês me mandaram o link daqui, heheheh)

    ResponderExcluir
  5. Não achei falta de profissionalimo bosta nenhuma, ele perguntou o que todos nós queremos saber, e ele não respondeu a melhor pergunta: ele realmente acredita naquele que diz ? Ou seja, nós inventamos escova de dente, e eles escova de dentes ? OU será que vc, moça, dona do blog, só tem um dente ? Ele realmente acha que nós precisamos de ganhar como presente shampoo e sabonete ? Ou vc precisa, dona do blog ? Acho que ridiculo são vcs, apesar de concordar que vcs tem todo o direito que torcer pra quem vcs quiserem, só que aguentem quando algum brasileiro se sinta ofendido por esse idiota do Chael Sonnen. Volto a insitir, não sou fã do Anderson Silva, porém algumas ofensas vão para o povo brasileiro e não para o Anderson.
    Ah, e por favor, publiquem essa minha opinião, se tiverem coragem, ok ? A minha resposta à sua resposta será dada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião (que não tem a pretensão de ser a correta) o Marinho cometeu apenas um erro: ele se preocupou em ganhar o jogo contra o Sonnen e não com o jogo em si.

      Ele estava tão "ansioso" para colocar Sonnen em saia justa e tão preocupado em não perder o foco que acabou "escorregando" e isso ele mesmo assumiu para a Tatame.

      Mesmo gostando do Sonnen creio que ali era o momento SIM de coloca-lo em "xeque-mate"... Ele disse muita merda, falou coisas que não deveria ter dito... exagerou SIM e assim como você eu também queria ver ele tendo que se justificar, mas infelizmente o Marinho não conseguiu fazer isso justamente pelo fato de se colocar diante de Sonnen como se fosse "um de nós" e não o JORNALISTA que ele deveria ter sido.

      Discordo quando você diz que ele fez as perguntas que EU gostaria de saber... Não, ele não fez.... Exemplo: uma das coisas que o Sonnen falou e que para mim foi muito "feia" foi em relação à mulher do Anderson e eu gostaria muito de "discutir" este assunto com ele caso fosse um reporter com esta oportunidade.

      Se é para colocar Sonnen contra a parede ENTÃO faça isso com propriedade... toque na ferida sem dó... mas o Marinho estava ACUADO (ele mesmo disse isso). Por fim o que se viu foi Sonnen fazendo seu "show" novamente...

      Como fã dele, é claro que achei isso muito engraçado, mas pensando no público em geral, sendo imparcial eu queria sim ter visto a coisa "esquentar" e não esquentou... UMA PENA.

      O que estamos "questionando" é exatamente isso.... o lado "fã" falando mais alto... sendo que o Marinho JORNALISTA estava com a faca e o queijo na mão e não soube usar porque seu lado fã o prejudicou...

      Poxa, mesmo sendo fã , eu ficaria empolgada se o Marinho realmente tivesse feito o que a maioria esperava... mas ele não fez.... A posição dele que era de "ataque" virou "defesa" e a coisa perdeu o sentido....

      PERGUNTAS ERRADAS E DE FORMA ERRADA ... reveja!!!

      Quanto ao se sentir ofendido com as coisas que o Sonnen fala de nós, sinceramente não entendo como isso é possível, afinal de contas quem é Sonnen para o Brasil além de um dos milhões de gringos que existem no mundo e acham que nosso país só tem índio?... para o Brasil Sonnen não é NADA... não representa NADA... pense nisso...

      Excluir
  6. " só que aguentem quando algum brasileiro se sinta ofendido por esse idiota do Chael Sonnen"

    Nós aguentamos :-)

    ResponderExcluir
  7. Acredito que cada individuo tem livre direito de escolher seus ídolos, e na maioria dos casos o fazem por afinidade, pois meus ídolos não sonegam impostos, não ofendem outros povos, não buscam a qualquer custo a vitória, como por exemplo o uso de doping, e principalmente não ofendem e não vulgarizam a família de outros.

    O Marinho cometeu um erro sim, em tomar partido do que ele acredita ser direito, como um repórter teoricamente não seria este seu papel, só me pergunto se diante de um errante como o Chael, não é ser imparcial tentar mostrar a verdade por traz das manipulações de palavras.

    O Chael Sonnen acredita que ofender outros povos, sonegar impostos, fazer uso de doping e ofender e vulgarizar a família de outros é certo, como ele mesmo disse, "que realmente acredita em tudo que fala", ele não só esta errado, como também necessita de acompanhamento médico e como disse acima, acredito que as pessoas escolham seus ídolos na maioria das vezes por afinidade, desta forma respeito tanto o marinho quanto os fãs do Chael Sonnen.

    Na verdade existe mil formas de se justificar o errado e manipular situações e palavras, o que para pessoas com escrúpulos teoricamente não justificaria, desta forma e de forma geral pessoas que precisam estar sempre se justificando ou explicando o que fez, o que disse, são pessoas que de alguma forma sabem que estão erradas, e tem necessidade de se convencer e convencer aos outros, e nesse sentido vejo uma pequena semelhança neste Blog com o próprio chael Sonnen, espero que não seja motivo de orgulho, a exemplo do início desta matéria falando sobre ser cliente da globo e desta forma fazendo com que Marinho fosse funcionário de quem redigiu a matéria no blog, quando na verdade ao melhor estilo Chael isto foi manipulação de palavras para justificar os ataques feitos posteriormente na matéria a um repórter que de alguma forma foi contra o ídolo.

    Sendo assim eu penso, quem pode ter mais razão, o Marinho que mesmo parcial defende principalmente os valores de moral e um povo que nada fez, uma esposa que nada fez e umj lutador insultado, ou este blog, que admira uma pessoa que que age de forma ilícita e imoral, e ainda manipula situações e palavras para justificar seu comportamento degradante e ainda pior começa a colecionar fãs.

    Agradeço o espaço para me divertir junto com este blog, que de tão inútil, passa a ser útil, por que além de nos despertar para o que realmente é importante em nossas vidas, ou seja nada do que esta aqui no blog, ainda é um excelente passa tempo quando não temos o que fazer, ler e escrever sobre as besteira do Chael realmente é muito bom, parabéns pelo blog é ótimo, agradeço o espaço e divertimento junto a vocês, espero ter tempo para ler e escrever mais neste espaço. Abraços Danilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo assim, volte sempre e divirta-se com a gente..... é bem por aí mesmo ... até que enfim alguém vem aqui para falar algo que presta...

      Excluir
  8. "ainda é um excelente passa tempo quando não temos o que fazer"

    Estamos 2012... livros, videogames, internet, etc e etc... meus pêsames ;-)

    ResponderExcluir
  9. Genteee, muito bom o comentario do Danilo... inteligente, sensato, bons argumentos e isso deve ser reconhecido ainda que ele esteja, de certa forma, nos colocando contra parede.

    Este é o jogo.... e lamentamos que esta POSTURA... nao tenha sido usada pelo nosso funcionario (Marinho)... pq Marinho nao tocou na ferida do Sonnen (sonegação de impostos, doping, mulher do Andissu)??? Pq deixou escapar de suas mãos essa chance????

    Afinidade com o Sonnen??? Sim, temos várias.... bom-humor, sarcasmo, jogo com as palavras, aversão a idolatria em torno do MASCARADO do Anderson Silva, o deboche.... Assim como muitos de vocês de identificam com o Andissu... um cara que esta bem longe de ser "melhor" do Sonnen no aspecto moral.... se não me engano até matar alguem ele tentou tempos atras, correto produção???

    Se Marinho tentou defender o Andissu por aspectos morais, opa então algo esta mais errado do que imaginava.... como é possivel questionar alguem por questoes morais tendo como ponto de partida (Andissu) que tbem não tem moral??? Nao entendo isso.....

    Enfim, esta discussão vai durar seculos.... de um lado a gang do Andissu q o considera um santo e Sonnen o demonio e de outro lado a gang do Sonnen que acha o oposto e aonde vamos chegar com isso tudo?????

    De qualquer forma, qdo nao tiver nada melhor para fazer sinta-se a vontade e venha visitar o nosso boteco....

    GO SONNEN

    ResponderExcluir
  10. Acho que quem não gosta de uma entrevista ou documentário, simplesmente não assista. É absurdo algum brasileiro ficar defendendo o Sonnen que vive falando mal do Brasil e do povo brasileiro e ficar achando argumentos para criticar um reporter que perguntou as coisas que a maioria de nós queria perguntar. Acredito que nem 1% dos brasileiros concorda com esta carta aberta ao Marinho.

    ResponderExcluir
  11. Quanto ao se sentir ofendido com as coisas que o Sonnen fala de nós, sinceramente não entendo como isso é possível, afinal de contas quem é Sonnen para o Brasil além de um dos milhões de gringos que existem no mundo e acham que nosso país só tem índio?... para o Brasil Sonnen não é NADA... não representa NADA... pense nisso...
    Vc está muito enganada.. representa bastante.
    Representa alguém que está alimentando a discriminação. Pelo menos visto, vc nunca foi nos EUA. Eles são racistas sim, e discriminam sem pena nenhuma. E para nós, brasileiros, ele representa justamente isso, um perfeita idiota americano.
    Respeito a sua posição no resto que vc disse, cheguei até em concordar. Só a ultima parte que não concordo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mauricio,

      Mesmo voce não concordando (seu direito e eu respeito) mantenho a minha opinião... ele e eles (americanos) não representam nada para o nosso país, com ou sem preconceito...

      A cultura deles é essa mesmo, a de se acharem superiores ao resto do mundo. Eles odeiam os canadenses, os ingleses, os latinos e sempre se colocam acima... Sonnen, talvez, apenas represente esta cultura e nada além disso. Nada de "novidade"...

      E volto a afirmar que isso não modifica em nada o nosso país. Na minha humilde opinião, mais do que se "revoltar" contra isso, deveríamos olhar para nosso próprio umbigo.

      Não, nunca fui aos EUA e nem sequer em outro país, porque nunca tive condições financeiras para tal. Meu pai trabalhou durante 40 anos, eu trabalho há mais de 20 e trabalhamos para "sobreviver" e sei que faço parte da maioria e isso sim me deixa "aborrecida"... se é que você me entende!

      Se eu odeio o Sonnen pq ele falou que eu so tenho um dente??? Bobagem, claro que não o odeio por isso... eu odeio outros caras que roubaram o meu pai, roubam a mim e irão roubar a minha filha... simples assim! E esses caras os quais me refiro, não são americanos :) !!!

      Excluir
  12. hahaha, querer justificar as besteiras que esse idiota do chael sonnen fala usando os problemas sociais do brasil é o fim da picada.
    parei por ai, chega
    agora entendi por que vc é fã dele. vc é igual a ele.

    ResponderExcluir
  13. O texto ficou mesmo muito bom. Só acho que usou muitas aspas.

    ResponderExcluir